Dica #5: Definir um dia para deixar de fumar

Através das últimas 4 dicas já pudermos ter uma base para a redução do cigarro, bem como parar/diminuir com o hábito de comprar maços.

Se você chegou até aqui, é porque definitivamente tem a vontade de parar de fumar. E isso é ótimo!

Depois de já ter diminuído os cigarros diários, é importante pensar e definir um dia específico para parar de vez (seguindo também as informações da dica #3).

Formas para definir uma data

Você pode escolher parar com o cigarro através de duas formas:

Gradualmente – Para isso, você precisará reduzir o consumo de cigarros consideravelmente. Por exemplo, se você fuma um maço por dia, tente fumar no máximo 15 cigarros no dia seguinte.

No próximo, fume no máximo 10. Até o momento em que você estará fumando apenas um, e nem estará sentindo tanta vontade – publicamos isso também já no nosso Blogspot!

Você também pode tentar adiar os cigarros.

Por exemplo, se você está com vontade de fumar agora, mentalize “fumo daqui a uma hora”. No segundo dia, adiante por duas horas, três horas.

Quando você perceber que consegue controlar bem o cigarro (e não ser controlado por ele), verá que parar com o hábito nem é tão difícil quanto você imaginava.

Parar Abruptamente

Algumas pessoas tem maior sucesso com esse método. Entretanto, lembre-se de que a partir do momento em que você parar, não deverá voltar a fumar novamente. É

comum a ocorrência de recaídas, mas não se deixe abalar por elas.

Após algumas tentativas, você já saberá dos efeitos da abstinência e o que esperar deles, tornando a sua parada mais tranquila.

Entretanto, tenha em mente que, quando souber que é a hora, terá que ser. É fundamental ter força de vontade para tomar e seguir essa decisão.

Você verá que, quando não estiver mais fumando por alguns dias, não terá porque fumar novamente.

Escolha uma data e siga – ainda que o dia seja apenas daqui um mês, é fundamental determinar.

 

Lembre-se de que se você conseguir evitar o primeiro cigarro, conseguirá evitar os próximos.
Você já sabe como parar de fumar, agora é aplicar!

Caso sinta que precisa de ajuda médica para se livrar da dependência, confira este nosso artigo